terça-feira, 12 de outubro de 2010

postheadericon AVC - Avaliação e Primeiros Cuidados


O Acidente Vascular de Cerebral (AVC) é a terceira causa de morte na Europa e a primeira em Portugal.
O AVC é uma doença do cérebro que se caracteriza por sinais focais de alteração da função cerebral que "ataca" de forma aguda e que permanece mais de 24h, ou que leva á morte. Se não tiverem reunidas estas condições não estamos perante uma AVC.

Segundo o nosso orador, o AVC da-se por dois motivos: inadequado fornecimento de sangue a determinadas partes do cérebro ou o rompimento de uma artéria.

Temos, por isso, dois tipos de AVC: os isquemicos (80%) e os hemorrágicos (20%).

O AVC pode ser confundido com outras patologias: hiperglicemia; traumatismo craniano; drogas/etilismo agudo; distúrbios do labirinto; tumores/aneurismas.

Os sinais de alerta de uma AVC são (também conhecido pelos 3 "f"): fala (dificuldade em falar), força (falta de força num braço), face ("boca ao lado")

Critérios de transporte emergente: idade superior a 18 anos e inferior a 80, inicio de sintomas inferior a 3h, doente sem dependência previa.

Critérios de accionamento de VMER: convulsões repetidas, cianose, coma, pressão arterial superior (sistolica e diastolica) superior a 220 mmHg/120 mmHg.

A accionamento da "Via Verde AVC" por parte dos CODU´s do INEM é "muito importante, visto que o tempo de chegada a uma unidade hospitalar, com capacidade de efectuar o tratamento adequado, é determinante no futuro estado do doente ou mesmo na preservação da sua vida".

Fonte: www.bps.com.pt

0 comentários:

Proximo evento