terça-feira, 12 de outubro de 2010

postheadericon Noções de SBV e SAV


Durante a sua intervenção, o enfermeiro Telmo Afonso, apresentou o SIEM e as suas equivalências. Depois uma breve descrição sobre o accionamento de meios o enf. foi avançando ate ao assunto que o trouxe a este auditório.

Começou por abordar o que é uma paragem cardio-respiratoria, como deve ser detectada e quais as condições ideias para uma rescucitação. Colocou ao dispor da plateia o protocolo de SBV, dando passo a passo à plateia o procedimento. De recolher que o enfermeiro diz especificamente, "boca-a-boca não salvo ninguém" alertando os perigos das doenças que podemos adver desse mesmo gesto e que ninguem nos poderá condenar por termos zelado pela nossa segurança ao não o fazer.

Sendo a maior parte da plateia um grupo de pessoas não licenciadas em enfermagem ou medicina a abordagem de SAV torna-se sempre num tema polémico mas que mesmo assim não foi barreira para o enfermeiro.

De uma forma rapida e concisa percorreu todo o protocolo SAV dando em pequenos tópicos quando e como o suporte avançado deve ser aplicado. Muito haveria por dizer sobre o SAV mas sendo uma mera abordagem de explicação não se entrou em promenores de procedimentos a fazer, mesmo assim foi dado quais os farmacos a administrar em situações de PCR.

Não perca também este e outros videos ao longo dos proximos dias no BPS.

Fonte: www.bps.com.pt

0 comentários:

Proximo evento